Tabela ICMS: Tudo que você precisa saber sobre uma das tributações mais importantes do país!

Tabela Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recai sobre produtos de diversas espécies e é aplicado em transações comerciais realizadas dentro do Brasil e em itens importados. Sua cobrança ocorre indiretamente, pois o tributo é inserido no valor de um bem ou serviço prestado.

A origem do ICMS acontece no momento em que um produto é comercializado ou que um certo serviço é prestado para um consumidor, assim, o comprador se converte no proprietário da mercadoria ou beneficiário do serviço realizado.

Cada Estado e o Distrito Federal são os responsáveis pela regulamentação do ICMS e, consequentemente, de determinarem o percentual cobrado em suas regiões, ou seja, o Brasil apresenta diversos valores em relação a este tributo.

Essa ampla diversidade de percentual de uma unidade da federação (UF) para outra resulta em que os comerciantes ou prestadores de serviço tenham muitas dúvidas, principalmente aqueles que trabalham com transações interestaduais.

Se você tem dúvidas sobre a Tabela ICMS, sobre como utilizá-la e sobre quem deve fazer o pagamento do imposto ICMS, então está no lugar certo! O artigo de hoje mostra cada detalhe sobre o assunto!

Boa leitura!

Quer Saber Mais Sobre A Tabela Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

O que é a tabela ICMS?

A tabela ICMS consiste numa ferramenta prática e útil para identificar o percentual de alíquota deste tributo que deve ser aplicada em negócios dentro de cada estado, além de operações de uma unidade da federação para outra.

Quando o assunto se refere à comercialização de mercadorias internacionais, a autonomia dos estados sobre sua própria tributação deixa de existir, pois existe uma taxa de alíquota do ICMS padrão no Brasil de 4% para itens importados.

O recurso da tabela ICMS pode ser utilizado por empresas não optantes do Simples Nacional, pois nessa figura jurídica a alíquota é definida pela Lei Complementar 123/2006, que integra o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que não permite às companhias o direito ao crédito de ICMS.

Pode ser empregada por empresas na emissão de notas fiscais estaduais e interestaduais, emissão de guias de alíquotas na aquisição de itens de outras unidades da federação e quando a lei de um estado obriga esse recolhimento.

Quer Saber Como A Amaral Pode Ajudar Voce A Superar A Complexidade Tributaria - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como utilizar a tabela ICMS?

A tabela apresenta as siglas dos estados na horizontal e vertical com as respectivas alíquotas de ICMS de cada UF. Na junção entre as linhas origem e destino é possível encontrar o percentual que precisa ser aplicado no negócio, como pode ver abaixo:

Tabela Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Para facilitar, confira um passo a passo para utilizar a tabela ICMS.

  • Localize, na vertical, o estado de origem da operação;
  • Encontre, na horizontal, o estado de destino;
  • A alíquota de ICMS que deve ser aplicada está no ponto de encontro entre origem e destino na tabela;
  • Se a operação for interestadual, basta localizar o ponto de encontro entre origem e destino no mesmo estado.

Esta Com Dificuldade Para Entender A Tabela Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Quem precisa pagar ICMS?

Quase todas as transações de comércio, importação, transporte e alguns prestadores de serviços como comunicação precisam pagar ICMS. Comprador e vendedor ou prestador são considerados contribuintes, pois a percentagem é inserida no valor do produto.

A incidência do ICMS acontece no momento em que o proprietário passa a titularidade de uma mercadoria ou serviço para o consumidor (pessoa física ou jurídica), ou seja, o tributo é cobrado quando ocorre uma passagem de posse.

Entre os tipos de transação que envolvem a incidência do ICMS estão aqueles que envolvem a circulação de produtos como bebidas e alimentos, além da prestação de serviços de transporte de pessoas, mercadorias ou valores.

Estão isentos da cobrança do ICMS algumas atividades como aquisição de veículos para taxistas e adaptados para pessoas com deficiência, produção de energia e combustíveis e comercialização de livros ou papeis para impressão.

Sabemos que esse assunto é bastante complexo, e tem vários detalhes que precisa ser analisado caso a caso, por isso é muito melhor ter contabilidade especializada junto com você!

Amaral Contabilidade, especializada em ICMS!

Você, que está precisando entender mais como funciona a parte de ICMS para sua empresa, somos a solução ideal para o seu negócio!

Com a Amaral você pode focar na parte principal da sua empresa que é vender e crescer, já a parte de ICMS deixe conosco, faremos com que seu negócio pague a menor tributação possível, tudo dentro da legislação!

Então entre em contato com a Amaral, clicando no botão abaixo! Em breve um de nossos consultores te dará uma resposta!

Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dctf Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber Dessa Declaração - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

DCTF: Tudo que sua empresa precisa saber dessa declaração!

Entender o sistema tributário brasileiro é um desafio para as empresas.  Entre as diversas obrigações, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) se destaca como um instrumento importante.  Ela não apenas reflete a transparência fiscal da sua empresa

Voce Precisa Declarar Ganhos Do Mei No Irpf - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Você precisa declarar ganhos do MEI no IRPF? 

Com o crescimento do empreendedorismo no país, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam entender as obrigações fiscais. Elas acompanham esse tipo empresário de ser.  Se você é MEI, pode estar se perguntando: “Preciso declarar meus ganhos no IRPF?”.

Como Aumentar Sua Restituicao - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como aumentar sua restituição?

Conseguir uma restituição maior no imposto de renda pode fazer uma diferença significativa no seu orçamento anual. Muitas pessoas veem esse momento com uma mistura de esperança e ansiedade, afinal, quem não gostaria de aumentar o valor da restituição?  Neste

Aprenda A Calcular O Inss Sobre O Pro Labore - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Aprenda a calcular o INSS sobre o pró-labore

Compreender como calcular o INSS sobre o pró-labore é essencial tanto para os empresários quanto para os profissionais liberais.  Afinal, este cálculo não só garante a conformidade legal da sua empresa como também impacta diretamente na saúde financeira do seu

Imposto De Renda 2024 Tudo Que Voce Precisa Saber - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Imposto de Renda 2024: Tudo que você precisa saber! 

O período de declaração do Imposto de Renda 2024 está se aproximando, trazendo consigo uma mistura de ansiedade e a inevitável lista de obrigações fiscais a cumprir.  A declaração do Imposto de Renda pode ser um desafio tanto para aqueles

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A legislação tributária brasileira é muito complexa, de modo que…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade