ICMS na importação: Você sabe como funciona?

ICMS na importação: Você sabe como funciona?

Compartilhe nas redes!

A legislação tributária brasileira é muito complexa, de modo que é normal e esperado que o empresário fique confuso na hora de pagar tributos. Sabendo desta dificuldade, preparamos um texto para explicar o que é e como funciona o ICMS na importação.

Realizar a contabilidade fiscal de maneira errada pode ter sérias consequências, como o pagamento de multas administrativas ou até mesmo a incidência de crimes tributários.

Se você tem dúvidas sobre como funciona a tributação de ICMS dentro da importação, então está no lugar certo! Hoje separamos neste artigo todas as respostas que você precisa ter!

Boa leitura!

Contabiliddade Especializada Em Importadoras E Exportadoras - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

O que é ICMS na Importação

A tributação de um negócio envolve diversas atividades, entre elas a comercialização de tributos, portanto, nestes casos é cobrado um imposto estadual chamado de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Se tratando de um imposto estadual cada estado possui sua forma de cobrança, bem como é possível haver variações no valor da alíquota.

O ICMS é um imposto indireto, ou seja, é acrescido ao preço do produto de modo que é pago por um substituto tributário, isto é, pessoa que não produziu o fato gerador.

Na importação, o ICMS tem como fator gerador o desembaraço aduaneiro da mercadoria, que a entrada oficial de um produto em território nacional.

O fato gerador é muito importante para definir, por exemplo, sujeito passivo, alíquota aplicável e demais elementos da obrigação principal e acessória.

Sabemos que isso tudo é muito complexo para as pessoas que são leigas nesse assunto, por isso é muito importante ter ao seu lado uma contabilidade especialista nesse tipo de assunto!

Precisa De Ajuda Para Entender Sobre O Fato Gerador Do Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como funciona a tributação do ICMS na Importação

O ICMS na Importação é incidente sobre qualquer entrada de mercadoria ou bem importado do exterior por pessoa jurídica ou física… Também há incidência sobre serviços prestados no exterior.

Não há necessidade de ter habitualidade para ser cobrado, no entanto em alguns casos ocorre a isenção, como o caso de valores até U$ 3.000,00 ou produtos sem similar no território.

Apesar de ser um tributo estadual, sua base de cálculo e fato gerador estão previstos na Constituição Federal.

A base de cálculo inclui o valor da mercadoria que consta na documentação de importação, acrescentados os impostos de importação, contribuições, taxas e despesas aduaneiras, além do próprio ICMS.

As despesas aduaneiras podem incluir a classificação fiscal, multas por infrações, diferenças de peso, entre outros.

A alíquota do ICMS na importação é definida por cada estado conforme a política estadual, por exemplo, quando é necessário favorecer alguma atividade do mercado o imposto pode ser diminuído, ou então é aumentado para proteger algum interesse da sociedade.

Veja alíquotas de alguns estados:

  • Acre: 17%
  • Bahia: 18%
  • Espírito Santo: 17%
  • Distrito Federal: 18%
  • Mato Grosso do Sul: 17%
  • Minas Gerais: 18%
  • Rio Grande do Sul: 18%
  • Rio de Janeiro: 18%
  • Rio Grande do Norte: 18%
  • Santa Catarina: 17%

Quer Saber Como A Amaral Pode Ajudar Voce A Superar A Complexidade Tributaria - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como é feito o cálculo

Conforme resolução do Senado, no caso de mercadorias importados é aplicado um valor de 4%, em operações interestaduais independente do estado destino.

Isto é, um produto americano será taxado da mesma forma independente se importado para o estado da Bahia ou São Paulo.

O ICMS Importação, ou seja, o que é pago na entrada da mercadoria no Brasil, é a Base de cálculo do ICMS X 17%, já na Saída, ou seja na venda desse mesmo produto para outro território do Brasil, a alíquota reduz para 4%.

Tabela Icms Quer Garantir Uma Contabilidade Fiscal Sem Riscos - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Amaral Contabilidade, especializada em Importadoras e Exportadoras.

Você, que busca uma contabilidade em Santa Catarina, precisa entrar agora em contato conosco, pois temos a solução ideal para melhorar a rentabilidade do seu negócio.

Com a Amaral você pode focar somente na parte principal do seu negócio que é exportação e importação e deixar absolutamente todo o resto conosco. Atuamos diretamente em toda questão fiscal e tributária.

Então entre em contato com a Amaral, clicando no botão abaixo! Em breve um de nossos consultores te dará uma resposta!

Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

 

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dctf Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber Dessa Declaração - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

DCTF: Tudo que sua empresa precisa saber dessa declaração!

Entender o sistema tributário brasileiro é um desafio para as empresas.  Entre as diversas obrigações, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) se destaca como um instrumento importante.  Ela não apenas reflete a transparência fiscal da sua empresa

Voce Precisa Declarar Ganhos Do Mei No Irpf - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Você precisa declarar ganhos do MEI no IRPF? 

Com o crescimento do empreendedorismo no país, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam entender as obrigações fiscais. Elas acompanham esse tipo empresário de ser.  Se você é MEI, pode estar se perguntando: “Preciso declarar meus ganhos no IRPF?”.

Como Aumentar Sua Restituicao - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como aumentar sua restituição?

Conseguir uma restituição maior no imposto de renda pode fazer uma diferença significativa no seu orçamento anual. Muitas pessoas veem esse momento com uma mistura de esperança e ansiedade, afinal, quem não gostaria de aumentar o valor da restituição?  Neste

Aprenda A Calcular O Inss Sobre O Pro Labore - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Aprenda a calcular o INSS sobre o pró-labore

Compreender como calcular o INSS sobre o pró-labore é essencial tanto para os empresários quanto para os profissionais liberais.  Afinal, este cálculo não só garante a conformidade legal da sua empresa como também impacta diretamente na saúde financeira do seu

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como investir no departamento de vendas Venha descobrir neste post…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade