Como a organização pode te ajudar a ter uma Gestão Financeira eficiente?

Como A Organização Pode Te Ajudar A Ter Uma Gestão Financeira Eficiente - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Podemos conceituar gestão financeira como um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao planejamento e ao controle de todas as atividades financeiras de uma empresa.

O objetivo da gestão financeira é controlar os recursos financeiros da empresa, para garantir que a mesma tenha recursos suficientes para investimentos, manutenção e crescimento. Por meio de registros adequados e um bom acompanhamento, é possível obter informações que vão contribuir para o planejamento do negócio e também para a otimização dos resultados como um todo.

Ficou interessado? Então continue a leitura e descubra como uma boa organização pode te ajudar a ter uma gestão financeira eficiente! Confira!

Boa leitura!

A importância da Gestão Financeira para a empresa 

Independentemente do tamanho ou do ramo de atuação, a gestão financeira é importante para qualquer empresa, pois ela permite a correta administração dos recursos financeiros, e torna a organização forte, e proporciona seu crescimento e a possibilidade da realização de novos investimentos.

Outro fator importante vinculado à saúde do negócio, é que uma gestão financeira quando bem organizada, possibilita a redução de gastos desnecessários, e que os recursos sejam corretamente destinados, e isso impacta diretamente nos resultados financeiros.

Quanto mais ativa e eficiente for a gestão, maior será a qualidade e os resultados alcançados pelo negócio.

Sabemos que o cenário político e a economia implica na urgência de que os gestores tenham uma boa base financeira organizada e estruturada, mas isso é necessário para que a empresa enfrente possíveis dificuldades econômicas, como quedas nas vendas, por exemplo.

O time financeiro também pode ser capacitado, para que sejam ainda mais profissionais na área.

Precisa De Ajuda Para Fazer A Gestão Financeira Da Sua Empresa - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Mas como funciona a Gestão Financeira e como ela pode ser mais organizada?

A resposta varia um pouco de acordo com o perfil da empresa e o mercado atendido. Mas algumas regras e dicas são gerais e podem ser aplicadas a qualquer negócio. Vamos ver quais são?

Elabore um planejamento

Toda gestão financeira de uma empresa deve estar baseada em um planejamento e nele, o gestor deve definir quais são seus objetivos e metas.

Ao elaborar esse planejamento é preciso ajustar as metas ao contexto da realidade do seu negócio, e também elencar quais serão as estratégias adotadas para alcançar os objetivos.

Essas estratégias podem ser para redução dos custos por exemplo, e pode ser feita por meio de um mapeamento completo dos custos e uma verificação acerca das suas reais necessidades.

E por fim, um bom planejamento deve considerar as métricas utilizadas para acompanhar os resultados das ações tomadas, indicando possíveis necessidades de mudanças.

Uma dica interessante é que o planejamento estratégico deve ser revisitado periodicamente, a fim de alinhar possíveis mudanças e adequar o modelo a realidade do negócio.

Implemente um orçamento

Junto com o planejamento que citamos acima, deve ser elaborado um orçamento, que não deixa de ser uma forma de planejamento, uma vez que ele vai apontar quais são os recursos alocados no negócio.

O orçamento permite uma visualização global do negócio e garante que você consiga verificar as atividades e setores que são importantes na sua empresa.

Por exemplo, no caso de uma loja virtual, o empreendedor precisa investir no site e na boa experiência dos usuários que acessam a loja virtual.

Por outro lado, não precisam investir com a mesma prioridade na estrutura da empresa, já que não há visita física na loja.

Por isso, o empreendedor de uma loja virtual vai investir muito mais na eficiência do seu site, no sistema de cobrança e pagamento, na entrega dos produtos, do que na estrutura.

Se ele tiver um orçamento e um planejamento bem feito, ele evita gastos desnecessários com despesas que não são prioridade.

Utilização de ferramentas financeiras

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes da gestão financeira, pois ele permite que você conheça todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

É interessante que a empresa invista em inovações por meio do uso de softwares especializados em gestão e automação, softwares de armazenamento em nuvem, entre outros.

O uso de ferramentas financeiras, aliados ao controle do orçamento e planejamento estratégico formam os três pilares que trarão qualidade, segurança e rapidez para o negócio.

Ficou Com Uma Alguma Dúvida Sobre Como Fazer Gestão Financeira - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Utilizando a tecnologia como aliada na organização da Gestão Financeira 

A tecnologia financeira é uma aliada na organização, otimização e eficiência de qualquer empresa, seja ela um grande marketplace ou simplesmente uma lojinha de bairro.

Mas essa gestão financeira será eficiente somente quando houver investimento na organização dos processos, o que pode ser feito de forma bem fácil e eficiente, por meio de sistemas de gestão.

Utilizar a tecnologia em benefício da empresa só vai gerar ganhos tanto para os colaboradores quanto para o gestor.

Hoje é possível encontrar inúmeras soluções no mercado, com sistemas que organizam informações, pagamentos e demais tarefas.

Ainda, a tecnologia, por meio desses softwares de gestão também permite a emissão de relatórios de dados sobre o negócio, e essas informações podem ser utilizadas de forma estratégica no planejamento da empresa e influenciando diretamente na gestão financeira.

Os resultados também devem ser analisados regularmente, afinal uma gestão financeira não é um processo fechado que tem início, meio e fim.

Ela é muito mais do que isso. Podemos dizer que ela é um círculo no qual é necessário investir constantemente em estratégias e na análise contínua dos resultados.

Por isso a análise dos resultados também faz parte de todo processo de organização da gestão financeira, pois é por meio dela que você conseguirá ver o que funcionou e o que não funcionou.

Isso garante que você tenha elementos e informações que permitam mudar posturas e adotar novas medidas, visando melhores resultados.

Relatórios são grandes aliados em todo processo de gestão, pois eles auxiliam na visualização da situação da empresa de forma mais certa e coerente, e ajudam diretamente no processo de tomada de decisões estratégicas.

Por fim, quando falamos em gestão financeira, devemos pensar que existem muitas ações e processos, mas tudo está atrelado a uma boa administração.

Quer Saber Mais Sobre Gestão Financeira - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Amaral Contabilidade

Nossos profissionais se posicionam como apoiadores de sua empresa e a meta é colaborar com o crescimento de empreendedores, superando as expectativas de nossos clientes. Os diferenciais de nosso trabalho são o atendimento personalizado e o comprometimento com os valores dos clientes. Buscamos sempre agilidade e qualidade na entrega de nossos serviços, além de soluções definitivas e específicas à realidade de cada empresa
Então se é de uma contabilidade dessa que você precisa, entre em contato com a Amaral, clicando no botão abaixo! Em breve um de nossos consultores te dará uma resposta!
Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dctf Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber Dessa Declaração - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

DCTF: Tudo que sua empresa precisa saber dessa declaração!

Entender o sistema tributário brasileiro é um desafio para as empresas.  Entre as diversas obrigações, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) se destaca como um instrumento importante.  Ela não apenas reflete a transparência fiscal da sua empresa

Voce Precisa Declarar Ganhos Do Mei No Irpf - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Você precisa declarar ganhos do MEI no IRPF? 

Com o crescimento do empreendedorismo no país, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam entender as obrigações fiscais. Elas acompanham esse tipo empresário de ser.  Se você é MEI, pode estar se perguntando: “Preciso declarar meus ganhos no IRPF?”.

Como Aumentar Sua Restituicao - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como aumentar sua restituição?

Conseguir uma restituição maior no imposto de renda pode fazer uma diferença significativa no seu orçamento anual. Muitas pessoas veem esse momento com uma mistura de esperança e ansiedade, afinal, quem não gostaria de aumentar o valor da restituição?  Neste

Aprenda A Calcular O Inss Sobre O Pro Labore - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Aprenda a calcular o INSS sobre o pró-labore

Compreender como calcular o INSS sobre o pró-labore é essencial tanto para os empresários quanto para os profissionais liberais.  Afinal, este cálculo não só garante a conformidade legal da sua empresa como também impacta diretamente na saúde financeira do seu

Imposto De Renda 2024 Tudo Que Voce Precisa Saber - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Imposto de Renda 2024: Tudo que você precisa saber! 

O período de declaração do Imposto de Renda 2024 está se aproximando, trazendo consigo uma mistura de ansiedade e a inevitável lista de obrigações fiscais a cumprir.  A declaração do Imposto de Renda pode ser um desafio tanto para aqueles

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) estabelece que, além…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade