Antecipação de ICMS: Compra de importados de outros estados por empresas do Simples Nacional

Antecipacao De Icms Compra De Importados De Outros Estados Por Empresas Do Simples Nacional 20221018155946.jpg - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Foi determinado pelo fisco que a antecipação do ICMS deve ser feita em todas as compras de outros estados que sejam destinadas à comercialização e industrialização, quando a empresa é optante pelo Simples Nacional.

Isso significa que, quando a alíquota é de 4%, de produtos importados, é obrigado a recolher a antecipação do ICMS de empresas que estão comprando essas mercadorias, que tenham essa opção tributária que citamos.

Essa medida entrou em vigor desde o dia 01 de fevereiro de 2022, onde os recolhimentos passaram a ser a partir do mês de março de 2022.

Se você deseja entender mais sobre o assunto e tirar as suas dúvidas, então está no lugar certo! Hoje separamos neste artigo tudo que você precisa saber!

Boa leitura!

Contabilidade Especializada Em Importadoras E Exportadoras - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como funciona a cobrança e cálculo do imposto?

Desde que a medida entrou em vigor, o vencimento desse imposto do ICMS passa a seguir as mesmas regras do DIFAL, mas, o fisco ainda precisa estar posicionado de uma forma melhor para isso.

A cobrança foi instituída em diferentes estados do Brasil, e o cálculo dele pode acabar gerando algumas dúvidas.

Para calcular esse imposto, é preciso pegar a diferença entre a alíquota interna, sendo de 12%, e a alíquota de produtos importados de outros estados, que é de 4%. Assim, a diferença a ser recolhida é igual a 8%.

Mas, para fazer a conta, é necessário levar em consideração o cálculo também por dentro, e não considerando e aplicando apenas a alíquota de 8%.

A guia deve ser enviada pelo setor contábil da empresa todos os meses, juntamente com a guia do DIFAL.

Precisa De Ajuda Para Calcular Seu Icms - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

O que essa lei diz?

Como dissemos anteriormente, a lei diz que a cobrança antecipada do ICMS deve ser feita em compras de importados e operações interestaduais onde a alíquota é de 4%.

Essa cobrança é feita em cima da diferença da alíquota interestadual e da alíquota interna. A base para fazer os cálculos do ICMS é sobre o valor da entrada do produto no território do estado, e não se aplica a outro que seja agregado. Mas, é válido lembrar que o ICMS está incluso por dentro.

Esse ICMS por dentro é significa uma modalidade onde o cálculo é feito a partir de uma fórmula. Nessa fórmula, a base de cálculo de antecipação é igual ao valor da operação menos o ICMS de origem, dividido por 1, menos a alíquota interna.

Na fórmula de antecipação a recolher, esse valor é igual a base de cálculo de antecipação vezes a alíquota interna. Esse valor é diminuído pelo ICMS de origem.

Resumidamente, para que você possa entender melhor sobre a antecipação do ICMS para as compras de importados de outros estados por empresas optantes pelo Simples Nacional, todas as compras que forem feitas fora do estado pelo empresário, devem ser verificadas de forma antecipada sobre a alíquota do ICMS.

Assim, ela será utilizada pelo fornecedor por conta do possível recolhimento que são diferentes entre os estados.

É válido ressaltar que, mesmo com a antecipação do ICMS, às mercadorias sujeitas à modalidade tributária da Substituição Tributária não se aplicam a essa lei, e nem as empresas optantes pelo regime Simples Nacional que fazem o recolhimento do ICMS como regime normal, ou seja, ultrapassam o sub limite.

Amaral Contabilidade, especializada em Importadoras e Exportadoras.

Você, que busca uma contabilidade em Santa Catarina, precisa entrar agora em contato conosco, pois temos a solução ideal para melhorar a rentabilidade do seu negócio.

Com a Amaral você pode focar somente na parte principal do seu negócio que é exportação e importação e deixar absolutamente todo o resto conosco. Atuamos diretamente em toda questão fiscal e tributária.

Então entre em contato com a Amaral, clicando no botão abaixo! Em breve um de nossos consultores te dará uma resposta!

Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dctf Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber Dessa Declaração - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

DCTF: Tudo que sua empresa precisa saber dessa declaração!

Entender o sistema tributário brasileiro é um desafio para as empresas.  Entre as diversas obrigações, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) se destaca como um instrumento importante.  Ela não apenas reflete a transparência fiscal da sua empresa

Voce Precisa Declarar Ganhos Do Mei No Irpf - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Você precisa declarar ganhos do MEI no IRPF? 

Com o crescimento do empreendedorismo no país, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam entender as obrigações fiscais. Elas acompanham esse tipo empresário de ser.  Se você é MEI, pode estar se perguntando: “Preciso declarar meus ganhos no IRPF?”.

Como Aumentar Sua Restituicao - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como aumentar sua restituição?

Conseguir uma restituição maior no imposto de renda pode fazer uma diferença significativa no seu orçamento anual. Muitas pessoas veem esse momento com uma mistura de esperança e ansiedade, afinal, quem não gostaria de aumentar o valor da restituição?  Neste

Aprenda A Calcular O Inss Sobre O Pro Labore - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Aprenda a calcular o INSS sobre o pró-labore

Compreender como calcular o INSS sobre o pró-labore é essencial tanto para os empresários quanto para os profissionais liberais.  Afinal, este cálculo não só garante a conformidade legal da sua empresa como também impacta diretamente na saúde financeira do seu

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Dentre os deveres do empreendedor, está a de entender, ao…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade