Como fazer o seu negócio crescer financeiramente?

Como Fazer O Seu Negocio Crescer Financeiramente - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Todo empresário tem um sonho: ver seu negócio crescer cada vez mais. Principalmente quem tem um pequeno negócio, ninguém abre uma empresa pensando em fechá-la. Mas a realidade é cruel, e muitas empresas fecham em poucos anos, por falta de planejamento financeiro e estratégico. Mas como evitar isso e fazer seu negócio crescer financeiramente?

O planejamento financeiro tem um papel fundamental para alcançar esse objetivo, pois ele ajuda a prever gastos e estipular o quanto você tem que vender para cobrir as despesas.

Neste artigo, você vai aprender como deve se planejar adequadamente para fazer seu negócio crescer financeiramente, e vamos apresentar algumas dicas e ferramentas que farão a diferença na sua empresa.

Confira!

Separe as finanças pessoais das profissionais

Você deve ter reparado já que o aumento de vendas não é o único responsável por fazer uma empresa crescer. Mesmo que haja um aumento considerável no faturamento, se não houver planejamento do que fazer com aquele dinheiro, a gestão será ineficiente e todo esforço irá por água abaixo.

Mas é possível lidar com essas questões.

Primeiro, você deve pensar que a partir do momento que abriu uma empresa, mesmo que seja uma microempresa e só tenha você trabalhando nela, você se tornou duas pessoas diferentes: a pessoa física e a pessoa jurídica.

Isso deve refletir no seu controle financeiro, de forma que cada uma tenha suas próprias receitas e despesas.

É preciso manter as finanças separadas, pois assim fica mais fácil entender como o dinheiro está sendo utilizado e encontrar oportunidades de melhoria.

Faça um planejamento e acompanhe o fluxo de caixa

Não custa fazer um planejamento do que pretende gastar ao longo do ano. Quanto mais rico esse planejamento for em detalhes, mas eficiente o controle tende a ser.

Utilize as informações dos períodos anteriores para ter uma visão mais precisa e não se esqueça de separar uma margem para não ter tantos imprevistos.

O acompanhamento do fluxo de caixa também é essencial para manter as finanças dentro do planejamento.

Faça uma conferência diária das movimentações e do saldo das contas e verifique se os valores batem.

Não deixe que essa tarefa se acumule por muitos dias, o ideal é fazer isso todos os dias, seja no início do dia ou no final dele.

Tenha um plano de negócios bem estruturado e busque parcerias

Um dos requisitos básicos para se alcançar o sucesso é ter um plano de negócios, que faz uma diferença grande na sustentabilidade financeira da empresa.

O plano de negócios é um documento que contém o plano estratégico e operacional da empresa para o curto, médio e o longo prazo, e serve como um guia o ano todo.

Por isso, a maneira correta de começar um negócio é ter como base um planejamento sólido.

Você já ouviu aquela frase que ninguém é feliz sozinho? No mundo dos negócios ela também serve! Busque por parcerias!

É sempre bom ter ajuda para enfrentar os constantes desafios da caminhada empreendedora, e além disso, as dinâmicas atuais do mercado exigem que esse tipo de ação seja feita, pois vivemos em um mundo cada vez mais colaborativo.

Faça parcerias que ajudem o crescimento da sua empresa, que forneçam serviços e produtos complementares e trabalhem com revenda. Utilize as redes sociais, trabalhe com influenciadores, pois eles tem um público muito fiel que realmente compra o que eles indicam.

Conhecimento nunca é demais, capacite-se! 

Procure sempre estudar mais sobre o seu nicho, é essencial adquirir conhecimento para fazer uma boa gestão financeira do seu negócio.

Hoje em dia é muito mais fácil buscar conhecimento pois há muitos cursos na internet, inclusive que são direcionados a micro e pequenos empresários para que consigam se orientar a conseguir fazer uma gestão mais consciente e orientada ao crescimento.

Monitore os resultados e use a tecnologia para reduzir erros 

Se alguém te perguntar quais foram os resultados alcançados pelo seu negócio nos últimos meses e se você bateu suas metas, você vai saber responder?

Ter essas respostas em mãos, é imprescindível para planejar para onde e de qual maneira a empresa pode despontar financeiramente.

Utilize Indicadores de Desempenho (KPIs), pois eles fornecem métricas adequadas para medir como as tarefas são realizadas, o desempenho produzido e se os objetivos previstos estão sendo alcançados.

Com base nesses resultados, você conseguirá entender melhor o cenário em que sua empresa se encontra hoje e assim conseguirá definir o que pode ser melhorado, para ampliar seus ganhos.

Outra estratégia indispensável para aperfeiçoar os processos do dia a dia é utilizar a tecnologia para reduzir os erros.

A partir da adoção de softwares, as atividades poderão ser executadas com maior agilidade e menor possibilidade de erros, reduzindo o tempo gasto nelas, e essa economia pode ser aplicada a outros setores.

Alguns processos demandam muito tempo da equipe, mas se forem feitos por um software adequado, acaba criando-se um fluxo de trabalho mais produtivo, organizado e eficiente.

É possível checar vendas, atualizar dados, acompanhar a performance da empresa e as demais atividades passam a ser otimizadas, gerando mais dinamismo no ambiente interno.

Todos os setores da empresa se beneficiam do uso de uma ferramenta de automação de processos. Pense nisso.

Proponha soluções, veja onde estão os gargalos

Atrasos nas entregas de serviços trazem insatisfação para o cliente, e comprometem a imagem no mercado, e consequentemente o poder de efetuar novas vendas e lucrar mais.

Identifique onde estão os gargalos (falhas operacionais) e proponha soluções para eliminá-los. Geralmente eles podem ser percebidos quando há acúmulo de trabalho em um determinado ponto do ciclo dos projetos.

Uma dica interessante é criar um mapa mental para propor soluções novas para problemas nos processos da empresa, e você pode também utilizar novos hábitos para melhorar a rotina da equipe.

Evite “atirar para todos os lados” para alavancar as vendas e rendimentos.

Esse comportamento dificulta a concretização de várias ideias e não vão te levar a conquistar melhores resultados.

Defina quais são seus objetivos e visualize com clareza o que você pretende alcançar.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Receita Saude Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre O Novo App Rfb - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Receita Saúde: Tudo que você precisa saber sobre o app RFB!

A Receita Federal do Brasil (RFB) tem inovado constantemente para oferecer mais facilidades e comodidades aos cidadãos. A mais recente novidade é o lançamento do aplicativo Receita Saúde, uma ferramenta que promete revolucionar a forma como lidamos com nossas obrigações

Investimentos Em Terrenos E Imoveis Quais Cuidados Tomar - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Investimentos em terrenos e imóveis: Quais cuidados tomar?

Investir em terrenos e imóveis é uma estratégia que atrai muitos investidores devido ao seu potencial de valorização e segurança. No entanto, como qualquer investimento, é essencial tomar certos cuidados para garantir que seu capital esteja protegido e que você

Regimes Tributarios Conheca As Vantagens De Cada Um - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Regimes tributários: Conheça as vantagens de cada um!

A escolha do regime tributário é uma decisão importante para qualquer empresa, pois impacta diretamente na carga tributária e, consequentemente, na saúde financeira do negócio. No Brasil, os principais regimes tributários são o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o

Tributacao Para Clinicas Medicas Entenda Como Funciona - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Tributação para clínicas médicas: Entenda como funciona

As clínicas médicas, assim como outras empresas, estão sujeitas a diferentes tipos de tributos, como impostos, contribuições e taxas. Esses tributos são os governos federal, estadual e municipal que cobram. Cada um desses tributos tem suas próprias regras e prazos

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Muitos empreendedores quando decidem fechar uma empresa, acham que é…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade