Planejamento tributário: Quando fazer?

Planejamento Tributario Quando Fazer - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir uma, provavelmente já ouviu falar em “planejamento tributário”. 

Mas você sabe o que isso realmente significa e, mais importante, quando é o melhor momento para fazê-lo? 

Planejamento tributário é basicamente uma forma organizada de gerenciar seus impostos, para que você não pague mais do que deveria. 

Assim, você pode focar em outras áreas do seu negócio com a tranquilidade de saber que está em dia com o Fisco e aproveitando ao máximo os benefícios fiscais disponíveis. 

Agora, quanto à questão do “quando fazer”, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

Se você quer descobrir o melhor momento para colocar em prática o seu planejamento tributário, continue lendo. Neste artigo, vamos abordar pontos-chave que vão te ajudar a tomar essa decisão no momento certo.

Vamos lá?

O que é e por que fazer planejamento tributário?

Em termos simples, planejamento tributário é um jeito organizado de cuidar dos impostos que sua empresa deve pagar. 

A ideia é que você entenda todas as regras e opções disponíveis para não pagar nem um centavo a mais do que realmente deve ao governo.

Um bom planejamento pode te ajudar a economizar dinheiro. Quem não gosta de ter um pouco mais de dinheiro no bolso, não é mesmo?

Além disso, planejar os tributos com antecedência traz uma sensação de tranquilidade. Você não precisa ficar preocupado se vai ter dinheiro suficiente para pagar os impostos ou se vai enfrentar problemas legais por não entender todas as regras e prazos. 

O planejamento tributário começa com um bom entendimento das leis fiscais que se aplicam ao seu negócio. 

Após entender as regras, você pode começar a organizar a forma como sua empresa faz negócios para tirar o melhor proveito das leis fiscais. Isso pode incluir tudo, desde a escolha do tipo de empresa que você tem (MEI, Simples Nacional, etc.) até decisões sobre como e quando fazer certos tipos de investimentos ou vendas.

Dicas de quando começar 

O começo do ano fiscal é uma excelente oportunidade. Geralmente, é nesse período que as empresas começam a ajustar seus orçamentos e planos para o ano. 

Isso te dá uma visão mais clara de quanto você pode gastar e quanto precisa economizar. Além disso, muitas das regras fiscais são anuais, então faz sentido começar a planejar desde o início.

Outro momento importante é antes de tomar decisões grandes na empresa, como expandir o negócio, lançar um novo produto ou até mesmo antes de contratar mais funcionários. 

Qualquer uma dessas decisões pode ter impactos fiscais significativos. Portanto, é melhor já entrar em campo preparado.

Fique atento também às mudanças na legislação. O governo às vezes muda as regras do jogo, e você não quer ser pego de surpresa, certo? Agora ainda que estamos ouvindo falar bastante em reforma tributária ou alterações nas leis fiscais, é hora de rever seu planejamento.

E se você está pensando em mudar o modelo de negócio da sua empresa — por exemplo, de MEI para Simples Nacional — é indispensável fazer um planejamento tributário antes da mudança. Isso pode evitar dores de cabeça e, claro, prejuízos no futuro.

Passo a passo básico para começar 

Primeiro, você precisa entender como seu negócio funciona. Isso inclui saber quanto você fatura, quais são suas despesas e qual é o seu lucro. Ter essas informações claras vai facilitar muito o resto do processo.

Em seguida, dê uma olhada nos tipos de impostos que se aplicam ao seu negócio. Podem ser impostos federais, estaduais ou municipais. É bom saber quais você precisa pagar para não ser pego de surpresa.

Agora, se você não entende de impostos, consulte um contador especializado no seu negócio.

Depois você precisa escolher o regime tributário mais adequado para você. As opções mais comuns são o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Cada um tem suas próprias regras e benefícios, então escolha com cuidado.

Agora que você tem todas as informações, é hora de fazer o planejamento propriamente dito. Organize todas as datas de pagamento, estime quanto você vai dever e veja se há formas legais de reduzir essa quantia. Este é o momento de colocar tudo no papel!

Por fim, não pense que o trabalho acabou. As leis mudam, e o seu negócio também. Portanto, é importante revisar o seu planejamento tributário regularmente. Marque na agenda para dar uma olhada pelo menos uma vez por trimestre.

A importância de manter o planejamento atualizado

Como falamos acima, as leis fiscais podem mudar. E quando isso acontece, o seu planejamento anterior pode ir por água abaixo. Novos impostos podem ser criados, taxas podem aumentar ou diminuir, e benefícios fiscais podem ser cortados. 

Ficar de olho nas mudanças e ajustar o seu planejamento é crucial para evitar surpresas desagradáveis.

Além disso, o seu negócio não é uma coisa estática. Talvez você lance novos produtos, contrate mais gente, ou até abra uma nova filial. 

Cada uma dessas mudanças tem impactos fiscais. Manter o planejamento atualizado te ajuda a ajustar as velas e manter o barco no rumo certo.

Acredite ou não, atualizar o planejamento pode até te fazer economizar dinheiro. À medida que seu negócio cresce ou as leis mudam, novas oportunidades de reduzir os impostos de forma legal podem surgir. 

Mas para aproveitar essas chances, você precisa estar com o planejamento em dia.

E vamos ser sinceros, ninguém gosta da ideia de ter problemas com a Receita Federal, certo? Um planejamento tributário atualizado te dá uma visão clara de onde você está e para onde está indo em termos fiscais. 

E agora, como manter tudo atualizado? Uma boa dica é agendar revisões periódicas do seu planejamento. Pode ser uma vez por trimestre ou a cada semestre, o importante é não deixar de fazer. 

E claro, sempre que houver uma grande mudança no seu negócio ou nas leis, dê uma boa olhada para ver se tudo ainda está nos trilhos.

Então é isso, manter seu planejamento tributário atualizado não é um luxo, é uma necessidade. Isso te ajuda a economizar dinheiro, evitar problemas legais e dormir mais tranquilo à noite. 

E aí, pronto para dar uma atualizada no seu planejamento?

Amaral Contabilidade pode te ajudar com a contabilidade do seu negócio.

Um escritório com profissionais altamente qualificados em todos os nichos da contabilidade. Onde atuamos, superando as expectativas dos clientes, trazendo inovação e atendimento personalizado, buscando sempre agilidade e qualidade na prestação de nossos serviços. 

Se sua empresa precisa de um escritório personalizado, entre em contato hoje mesmo com um de nossos contadores para um atendimento personalizado. Clique no botão abaixo!

Whatsapp Amaral Contabilidade - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dctf Tudo Que Sua Empresa Precisa Saber Dessa Declaração - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

DCTF: Tudo que sua empresa precisa saber dessa declaração!

Entender o sistema tributário brasileiro é um desafio para as empresas.  Entre as diversas obrigações, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) se destaca como um instrumento importante.  Ela não apenas reflete a transparência fiscal da sua empresa

Voce Precisa Declarar Ganhos Do Mei No Irpf - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Você precisa declarar ganhos do MEI no IRPF? 

Com o crescimento do empreendedorismo no país, aumenta também a quantidade de pessoas que precisam entender as obrigações fiscais. Elas acompanham esse tipo empresário de ser.  Se você é MEI, pode estar se perguntando: “Preciso declarar meus ganhos no IRPF?”.

Como Aumentar Sua Restituicao - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Como aumentar sua restituição?

Conseguir uma restituição maior no imposto de renda pode fazer uma diferença significativa no seu orçamento anual. Muitas pessoas veem esse momento com uma mistura de esperança e ansiedade, afinal, quem não gostaria de aumentar o valor da restituição?  Neste

Aprenda A Calcular O Inss Sobre O Pro Labore - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Aprenda a calcular o INSS sobre o pró-labore

Compreender como calcular o INSS sobre o pró-labore é essencial tanto para os empresários quanto para os profissionais liberais.  Afinal, este cálculo não só garante a conformidade legal da sua empresa como também impacta diretamente na saúde financeira do seu

Imposto De Renda 2024 Tudo Que Voce Precisa Saber - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade

Imposto de Renda 2024: Tudo que você precisa saber! 

O período de declaração do Imposto de Renda 2024 está se aproximando, trazendo consigo uma mistura de ansiedade e a inevitável lista de obrigações fiscais a cumprir.  A declaração do Imposto de Renda pode ser um desafio tanto para aqueles

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O sucesso de uma empresa não depende apenas de estratégias…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 4 Irpf 2024 - Contabilidade em Santa Catarina | Amaral Contabilidade